Pular para o conteúdo principal

Mulheres - Flores no Jardim de Deus



Textos Base:
Gênesis 2.18
“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”

Gênesis 2.21-23
“Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.”

Cântico 1.15a
“Eis que és formosa, ó querida minha, eis que és formosa;”

Oito de março é o Dia Internacional da Mulher. É o dia em que o homem separou para celebrar a mulher, em todo o mundo. Mas será que um dia é suficiente para celebrar as mulheres?
Se todas as mulheres fossem iguais, talvez. Mas todas nós somos diferentes. Diferentes como as flores.
As nossas diferenças formam este jardim maravilhoso, como vemos aqui. Tal como as flores, cada uma de nós tem seu jeito, sua cor, seu aroma; e juntas formamos este lindo jardim, aqui na terra. Imaginem se a nossas Igrejas fossem formadas somente por homens? Somos nós, flores, formosas, que trazemos o colorido para este lindo jardim. E são as nossas diferenças que fazem este jardim tão lindo quanto é.
Como as flores são diferentes, nós também somos. Cada uma de nós tem uma cor, uma linguagem, assim como as flores.

Significado da cor das flores

           De forma geral, podemos dizer que a cor vermelha é símbolo de atenção, levanta o ânimo e também é uma cor apaixonada. É uma cor adequada para expressar a alegria entusiasta e comunicativa.
          O amarelo por sua vez, é uma cor brilhante, alegre e que estimula a memória. A presença de flores com esta cor ajuda a levantar o ânimo.
           O azul é uma cor fresca e relaxante. Pode expressar confiança, reserva, harmonia, afeto, amizade, fidelidade e amor.
           O rosa é uma cor bastante feminina, que acalma os nervos, o que resulta como presentes muito adequados para pessoas nervosas.
          O roxo ou violeta é uma cor que indica ausência de tensão.
           O branco, símbolo de pureza.
          O preto tem sensações positivas como seriedade ou nobreza.
          O cinza é a cor que iguala todas as coisas e que deixa a cada cor as suas características próprias.
           A cor laranja é a cor do fogo flamejante, foi escolhida como sinal de precaução.
           E por último está o verde, a cor da esperança que pode expressar juventude, desejo, descanso e equilíbrio.

Linguagem das Flores

           Todas as flores contam com uma linguagem própria, e com cada uma delas podemos transmitir uma mensagem diferente. Desde da antiguidade, as flores têm sido uma via para dar a conhecer e transmitir sentimentos de muitas maneiras.
           Existe uma linguagem associada às flores para cada ocasião.
          Cada flor tem um significado, que está relacionado com a sua forma, cor e nome.

Diante de tantas características diversas, eis a pergunta: Que flor é você neste jardim?

 Então, qual flor você é neste jardim? Homens, qual flor a sua esposa é no seu jardim? Você sabe? Sabe como tratá-la, como cuidar para que as pétalas não morram?
Quando a flor deixa os seus cultivos de origem, vê-se submetida a muitos processos de distribuição e manipulação que podem afetar a sua qualidade e duração. Será que as mulheres, quando deixam a casa de seus pais, passam por processos similares, que as prejudicam?

Cuidado das Flores

Os homens sabem como preservar suas flores?

          Temos flores mais experientes, flores mais novas, flores com 04 filhos, flores sem filhos ainda, flores que são mães, avós e bisavós, flores que dão duro para sustentar a família sem a ajuda do homem; flores que são profissionais, flores que são viúvas, flores loiras, morenas, ruivas e negras: nossas Igrejas são um belo Jardim de Deus!

Homens, o que é mais difícil para suas flores?

TPM?
          Trabalhar fora e ainda fazer as atividades domésticas, cuidar dos filhos, do marido e da casa?
          Ser carinhosa, gentil, paciente, bela e amigável o tempo todo, independente do que aconteça ao longo do dia?

           A vida da mulher não é fácil. Será que os homens seriam capazes de ocupar o seu lugar, um dia apenas? Como será que os homens lidariam com as mudanças de humor que não podem ser controladas? Será que eles conseguiriam resistir à dor do parto, à necessidade de trabalhar fora de casa e em casa, e ainda estar linda o tempo todo?

          Para celebrar a mulher, um único dia não é suficiente; precisamos de, pelo menos, 365 dias!
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Alicerçada em Deus

Família Alicerçada em Deus Texto base: “ e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18             Deus criou a família. Ele é o seu melhor alicerce . A família alicerçada em Deus prevalece. “E sobre esta pedra edificarei minha família, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.             Para prevalecer é preciso estar edificado na Pedra, na Rocha, que é Jesus Cristo.             Em uma obra, a fundação é o mais importante de tudo, para garantir a estabilidade da casa. Sua profundidade depende da quantidade de andares. Podemos usar esse exemplo na construção da família: Profundidade em Cristo             Para construir um andar só – solteiro: a fundação não precisa ser muito profunda, mas tem que ser bem feita . O solteiro tem a responsabilidade de orar apenas por si mesmo. É claro que muito filhos intercedem por seus pais, avós, tios, enfim. Mas a responsabilidade é diferente. A

A Vida Sentimental da Mulher

  Textos base: O sentimento sadio é vida para o corpo , (Provérbios 14.30ª) Sentimento: Ato ou efeito de sentir (-se); sensibilidade; disposição afetiva em relação a coisas de ordem moral ou intelectual. (FERREIRA, 1993)         Os sentimentos são, por diversas vezes, relacionados ao coração. Mas o efeito de sentir é percebido através dos órgãos de sentido (olhos – visão; língua – paladar; ouvidos – audição; nariz – olfato; e pele – tato). E a resposta para as sensações percebidas por esses órgãos vem do cérebro. Logo, o órgão responsável pelos sentimentos não é o coração, e sim o cérebro. O coração é usado apenas como figura de linguagem.         Se os sentimentos estão relacionados ao cérebro, é possível controlá-los. O neurocientista português Damásio estabeleceu uma relação entre razão e emoções, afirmando que a junção das duas nos ajuda a tomar melhores decisões. É graças à conexão desses dois conceitos que conseguimos viver em sociedade.         Outra ver