Pular para o conteúdo principal

Família Alicerçada em Deus

Família Alicerçada em Deus

Texto base: “e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18

            Deus criou a família. Ele é o seu melhor alicerce. A família alicerçada em Deus prevalece. “E sobre esta pedra edificarei minha família, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
            Para prevalecer é preciso estar edificado na Pedra, na Rocha, que é Jesus Cristo.
            Em uma obra, a fundação é o mais importante de tudo, para garantir a estabilidade da casa. Sua profundidade depende da quantidade de andares. Podemos usar esse exemplo na construção da família:

Profundidade em Cristo

            Para construir um andar só – solteiro: a fundação não precisa ser muito profunda, mas tem que ser bem feita. O solteiro tem a responsabilidade de orar apenas por si mesmo. É claro que muito filhos intercedem por seus pais, avós, tios, enfim. Mas a responsabilidade é diferente. Ao solteiro não cabe educar ou conduzir ninguém para os caminhos do Senhor. Ainda que ore, ensine, faça tanto por outras pessoas, sua responsabilidade é para si mesmo.
            A fundação tem que ser bem feita, para que o solteiro esteja pronto para constituir família. E uma fundação é bem feita à base de oração, leitura bíblica, jejum. O comprometimento durante a vida de solteiro pode facilitar no momento em que a fundação precisar ser reforçada.
             
            Para construir dois andares – casal: é preciso reforçar a fundação, cavar até a profundidade anterior e ir além. Agora, os cônjuges são responsáveis um pelo outro. A mulher tem o dever de orar pelo marido, e o marido pela mulher. Um precisa suprir o outro em tudo o que for necessário.
            Quando dois solteiros comprometidos com Cristo se unem, eles levam esse comprometimento para o casamento. Pois, além de um orar pelo outro, eles também oram junto, estudam a Bíblia juntos, jejuam juntos.
            Uma amiga que convidei para pregar no culto da Família, Heloísa Tchemola, em sua mensagem disse que o momento de maior intimidade do casal é quando eles oram juntos, já que na oração confessamos nossos pecados, sentimentos arrependimentos, nos despimos de tudo. Um casal que ora junto é um casal íntimo de fato, e tem uma fundação inabalável.
            Para construir três ou mais andares – filhos: além dos cônjuges cuidarem um do outro, ambos precisam cuidar dos filhos. Orar com os filhos, ensinar a Palavra de Deus, a importância de estar na igreja, porque servir a Deus. A criança ensinada no caminho de Deus não se aparta dele. A responsabilidade de ensinar a criança é dos pais, primeiramente.
            Nenhum pré-adolescente gosta de acordar cedo no domingo e ir para a igreja. Muitas congregações não têm atividades para crianças nessa idade. Mas os pais cristãos têm a obrigação de leva-los para a igreja! Os filhos não têm poder de decisão, não podem escolher se vão ou não – os pais devem decidir. Claro, é um conceito retrógrado para o mundo em que vivemos. Mas pais, a salvação dos filhos de vocês depende em parte disso – é melhor um pouco de aborrecimento agora do que muita dor e sofrimento mais tarde.  E lembrem sempre – os filhos são herança do Senhor – precisamos cuidar bem do que Deus deixou sob nossa responsabilidade!

            Independentemente da quantidade de andares, nossa fundação precisa estar sempre reforçada: quanto mais “cavamos”, quanto mais nos humilhamos diante de Deus, mais forte ficamos; mais forte fica nossa fundação, nossa casa.

           As casas, bem construídas ou não, enfrentam diversos problemas: infiltração, cupim, pestes, enchentes, vendavais, queda de árvores, deterioração do solo, violência na vizinhança e proximidades, enfim.
            As casas precisam de cuidado, de manutenção constante. E as famílias também! Amor, carinho, um agrado (é sempre bom!) perdão, reconhecimento. Não importa o quanto amemos nossa família, precisamos demonstrar, e também falar. O reconhecimento é tão importante, mas tão esquecido! Muitas famílias são abaladas porque as pessoas não deixaram de amar, apenas não demonstram. Pais que não reconhecem o esforço dos filhos, cônjuges que não reconhecem o esforço um do outro. Irmãos que não se perdoam.
            Uma família edificada corretamente na Rocha, com boa fundação e manutenção, permanece firme e resistente contra qualquer ataque inimigo. O inferno não prevalece contra ela!


“Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus". Mateus 16:19

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres - Flores no Jardim de Deus

Textos Base: Gênesis 2.18 “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” Gênesis 2.21-23 “Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.” Cântico 1.15a “Eis que és formosa, ó querida minha, eis que és formosa;” Oito de março é o Dia Internacional da Mulher. É o dia em que o homem separou para celebrar a mulher, em todo o mundo. Mas será que um dia é suficiente para celebrar as mulheres? Se todas as mulheres fossem iguais, talvez. Mas todas nós somos diferentes. Diferentes como as flores. As nossas diferenças formam este jardim maravilhoso, como vemos aqui. Tal como as flores, cada uma de nós tem seu jeito,

A Vida Sentimental da Mulher

  Textos base: O sentimento sadio é vida para o corpo , (Provérbios 14.30ª) Sentimento: Ato ou efeito de sentir (-se); sensibilidade; disposição afetiva em relação a coisas de ordem moral ou intelectual. (FERREIRA, 1993)         Os sentimentos são, por diversas vezes, relacionados ao coração. Mas o efeito de sentir é percebido através dos órgãos de sentido (olhos – visão; língua – paladar; ouvidos – audição; nariz – olfato; e pele – tato). E a resposta para as sensações percebidas por esses órgãos vem do cérebro. Logo, o órgão responsável pelos sentimentos não é o coração, e sim o cérebro. O coração é usado apenas como figura de linguagem.         Se os sentimentos estão relacionados ao cérebro, é possível controlá-los. O neurocientista português Damásio estabeleceu uma relação entre razão e emoções, afirmando que a junção das duas nos ajuda a tomar melhores decisões. É graças à conexão desses dois conceitos que conseguimos viver em sociedade.         Outra ver