Pular para o conteúdo principal

Minha Família na Presença de Deus

Minha Família na Presença de Deus

Texto Base: Salomão levou a filha do faraó da cidade de Davi para o palácio que ele havia construído para ela, pois dissera: "Minha mulher não deve morar no palácio de Davi, rei de Israel, pois os lugares onde entrou a arca do Senhor são sagrados". 2 Crônicas 8:11

 
            Salomão havia se unido à filha de faraó em um casamento político. Ela não era israelita, e tampouco tinha os costumes do povo de Deus. O próprio Deus já havia admoestado o povo quanto à casamentos mistos, sabendo a influência que um cônjuge tem sobre o outro.
            Salomão estava ciente de que sua esposa não era digna de estar em lugares considerados sagrados por não reconhecer a santidade de Deus. É importante lembrar que naquele momento, a presença de Deus não se manifestava como hoje. A arca de Deus representava sua presença; para estar diante de Deus era necessário que houvesse sacerdotes; a expiação pelo pecado ou até mesmo a gratidão a Deus exigiam sacrifícios. Jesus veio para simplificar as coisas. Falar com Deus hoje depende apenas de clamarmos a Jesus (com fé, claro). Não precisamos de algo que represente a presença de Deus pois o Espírito Santo (que é o próprio Deus) habita em nós. Até então, porém, havia todo um procedimento para que Deus se manifestasse; ter a presença de Deus era algo valiosíssimo. Por isso, a importância quanto ao local por onde a arca passara – era onde o próprio Deus havia passado. Logo, Salomão leva sua esposa para um palácio construído somente para ela. Mas a atitude de Salomão foi correta?
            Salomão era rei. Ocupava uma posição especial. Diante de todos, mantinha a postura de rei. Somente os que conviveram com Salomão na intimidade realmente sabiam como ele era. Ao levar sua mulher para outro palácio, feito somente para ela, Salomão a afasta da presença de Deus, e também da sua. Ele poderia ter aproveitado a convivência com sua mulher para testemunhar de toda a sabedoria que Deus lhe concedeu. Mas ele a afastou. Como ela iria conhecer a Deus assim? Diferentemente do que Salomão fez, é indispensável que coloquemos nossas famílias na presença do Senhor, no lugar sagrado. Salomão teve uma grande chance de ensinar à egípcia tudo o que Deus lhe ensinara, de compartilhar com ela tudo o que Deus lhe mostrara. Ele preferiu, contudo, a afastamento.
            O afastamento na família pode causar danos irreparáveis. Adultério geralmente começa com afastamento físico e emocional; suicídio também começa com afastamento. Uma mãe que convive sempre com seu filho, faz parte do dia a dia dele, conhece seus amigos, seu jeito, seus gostos, vai perceber quando algo estiver diferente. Vai perceber a frustração, ou a depressão que antecedem tendências suicidas; vai perceber se alguma violência tiver ocorrido. O problema é que muitos estão fazendo como Salomão: afastando suas famílias de si mesmos e de Deus.
            O afastamento não é apenas físico. Duas pessoas no mesmo ambiente, cada uma com seu celular na mão dando atenção aos aparelhos e não uma a outra estão afastadas. Elas podem estar sentadas lado a lado. Mas estão afastadas. Essa é nossa realidade hoje! Salomão tirou sua mulher de onde a arca estivera por entender que era um lugar sagrado – hoje entendemos que é no lugar sagrado onde nossa família precisa estar!
            Precisamos estar perto dos nossos familiares. Eles serão impactados e alcançados pelo nosso testemunho. E não é o testemunho falado, mas o vivido: o comportamento diante das mais diversas situações da vida; o amor sem medidas, o perdão, a compaixão: Cristo em nós!

            Precisamos colocar nossa família onde Deus está, no lugar santo! É ali onde Deus irá curá-la, operar milagres, se manifestar. Não precisamos mais de uma arca, O Espírito Santo – o próprio Deus – habita em nós. Não precisamos mais de sacerdotes ou sacrifícios – Jesus já fez tudo o que era necessário. Se quisermos o bem para nosso lar, se quisermos o melhor para nossa família, precisamos colocá-la pertinho do Pai, no lugar santo, aos pés de Jesus, na presença de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres - Flores no Jardim de Deus

Textos Base: Gênesis 2.18 “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” Gênesis 2.21-23 “Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.” Cântico 1.15a “Eis que és formosa, ó querida minha, eis que és formosa;” Oito de março é o Dia Internacional da Mulher. É o dia em que o homem separou para celebrar a mulher, em todo o mundo. Mas será que um dia é suficiente para celebrar as mulheres? Se todas as mulheres fossem iguais, talvez. Mas todas nós somos diferentes. Diferentes como as flores. As nossas diferenças formam este jardim maravilhoso, como vemos aqui. Tal como as flores, cada uma de nós tem seu jeito,

Família Alicerçada em Deus

Família Alicerçada em Deus Texto base: “ e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18             Deus criou a família. Ele é o seu melhor alicerce . A família alicerçada em Deus prevalece. “E sobre esta pedra edificarei minha família, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.             Para prevalecer é preciso estar edificado na Pedra, na Rocha, que é Jesus Cristo.             Em uma obra, a fundação é o mais importante de tudo, para garantir a estabilidade da casa. Sua profundidade depende da quantidade de andares. Podemos usar esse exemplo na construção da família: Profundidade em Cristo             Para construir um andar só – solteiro: a fundação não precisa ser muito profunda, mas tem que ser bem feita . O solteiro tem a responsabilidade de orar apenas por si mesmo. É claro que muito filhos intercedem por seus pais, avós, tios, enfim. Mas a responsabilidade é diferente. A

A Vida Sentimental da Mulher

  Textos base: O sentimento sadio é vida para o corpo , (Provérbios 14.30ª) Sentimento: Ato ou efeito de sentir (-se); sensibilidade; disposição afetiva em relação a coisas de ordem moral ou intelectual. (FERREIRA, 1993)         Os sentimentos são, por diversas vezes, relacionados ao coração. Mas o efeito de sentir é percebido através dos órgãos de sentido (olhos – visão; língua – paladar; ouvidos – audição; nariz – olfato; e pele – tato). E a resposta para as sensações percebidas por esses órgãos vem do cérebro. Logo, o órgão responsável pelos sentimentos não é o coração, e sim o cérebro. O coração é usado apenas como figura de linguagem.         Se os sentimentos estão relacionados ao cérebro, é possível controlá-los. O neurocientista português Damásio estabeleceu uma relação entre razão e emoções, afirmando que a junção das duas nos ajuda a tomar melhores decisões. É graças à conexão desses dois conceitos que conseguimos viver em sociedade.         Outra ver